
“… sou Christina Motta e você provavelmente você já conhece a escultura do Tom Jobim, no Arpoador, o Cazuza, no Leblon, o Tim Maia, na Tijuca, os Três Pescadores e a Brigitte Bardot, em Búzios, ou o Homem na Chuva, no Parque do Povo, em São Paulo e muitas outras por aí…”


CHRISTINA MOTTA
Christina Motta nasceu em São Paulo Brasil, em 1944.
Começou a se interessar por escultura aos 13 anos de idade. Passou, porém a se dedicar inteiramente à essa arte depois de uma viagem a Londres em 1970, onde ela acabou morando durante 21 anos. Nessa cidade ela conheceu e foi muito influenciada pela renomada escultora Karin Jonzen com quem trabalhou durante muitos anos.
Em 1978, ela começou a participar de exposições em Londres, entre outras, na Alwyn Gallery, na companhia de famosos escultores ingleses, tais como Henry Moore, Barbara Hepworth e Lynn Chadwick. Mais tarde ela também participou de diversas exposições em Londres e na Holanda.
Em 1992, Christina voltou para o Brasil onde passou a morar em Búzios, RJ.
Foi então que ela criou a primeira de muitas esculturas públicas como a da atriz francesa Brigitte Bardot. Um ano mais tarde ela fez a escultura dos três pescadores puxando uma rede à beira mar. Em 2015, esta obra foi escolhida por um site internacional, como uma das “26 mais bonitas esculturas do mundo” na categoria de obras relacionadas com a história da cidade.
Atualmente, ela tem esculturas em espaços públicos em vários estados do país.Talvez, uma das mais conhecidas seja a de Tom Jobim na praia de Ipanema no Rio de Janeiro.

