Professor de Literatura, musicista desde jovem, a expressão artística como farol, Marcelo Martins começou a cultivar bonsai em meados dos anos 90. Pioneiro na apresentação de uma espécie nativa conhecida como jacaré, teve a sua expressão reconhecida em todo o país e também no exterior, com premiações em concursos internacionais organizados no Japão, o primeiro deles no ano de 2000, além de publicações em livros e revistas especializadas mundo afora, celebrando uma nova expressão de beleza genuína e diferenciada, projetando o Brasil no cenário internacional da arte do bonsai com distinção.

Na esteira do cultivo do bonsai, o autor começou a produzir o suiseki, uma outra expressão miniaturizada do esplendor que a natureza nos oferece, mas com significado distinto.

O termo suiseki pode ser resumido como “a rocha, o vento, a água, o tempo”. Então é a representação da formação rochosa que, por ação de elementos naturais, como o vento, a água (da chuva, do rio, do mar), ao longo de um tempo geológico, adquire aspectos de beleza. O suiseki tem uma base em madeira, que recebe e enaltece a rocha denominada daiza, que significa pedestal.

Marcelo Martins | participa do 4° INSPIRA BÚZIOS

No caso específico desta peça exposta, o suiseki representa a beleza colossal da nossa costa rochosa, um registro geológico de movimentos tectônicos que dividiram o antigo continente Gondwana, dando origem aos continentes americano e africano, e também ao oceano Atlântico, há cerca de 100 milhões de anos. A daiza é feita em imbuia, e a mesa é feita em itaúba.


suiseki (水石)

Na cultura tradicional japonesa, suiseki (水石) são pequenas pedras naturais que são apreciadas por sua beleza e poder de evocar uma cena ou objeto natural. Diz-se que a arte do suiseki se originou do interesse chinês do século XIV na apreciação de pedras, e há até mesmo uma pedra suiseki que se diz ter sido exibida pelo imperador japonês Go-Daigo (1288–1339).

bonsai (盆栽)

Bonsai é a representação da árvore que não se desenvolveu em sua plenitude por circunstâncias adversas (por isso suas linhas tortas), mas que se tornou majestosa e plena em sua pequenez. Bonsai é a manifestação de harmonia e equilíbrio entre os opostos complementares, entre o viço e a adversidade.