1º grupo:

Bartolomeu – Peixes

Tiago Menor – Aquário

André – Capricórnio

2º grupo:

Judas – Escorpião

Simão Pedro – Sagitário

João – Libra

JESUS ao centro

SOL

3º grupo:

Tomé – Virgem

Tiago – Leão

Felipe – Câncer

4º grupo:

Mateus – Gêmeos

Judas Tadeu – Touro

Simão Cananeu – Áries

Significado astrológico do posicionamento dos apóstolos

Bartolomeu (Peixes) – Existem poucas informações sobre este apóstolo e é provável que este fosse o sobrenome de Natanael. Jesus o chamou de “o israelita que não tem dolo” (Jô 1.47). Depois da ascensão de Jesus, ele teria sido missionário na Índia e crucificado de cabeça para baixo.

Características – compreensivo, atento, afetuoso e caridoso, encontrava solução para os mais variados tipos de problema. Emocional e introspectivo, sacrificou-se por sua fé.

Tiago Menor (Aquário) – Filho de Alfeu (Mt. 10:3) é provável que seja irmão de Mateus e primo de Jesus (Mt. 27.56). Tinha semelhança física com Jesus. Teria pregado na Pérsia e depois foi crucificado.

Características – criativo, rebelde, imprevisível, imaginativo, intolerante, liderou movimentos. Aspirou por um mundo melhor.

André (Capricórnio) – Irmão de Pedro, seu nome deriva do grego e significa varonil. Era forte, devoto, fiel e, como o irmão, era pescador. Jesus o chamou para segui-lo (juntamente com Pedro) quando estava na praia. Viveu seus últimos dias em Citia, sendo martirizado em Patras. Teria sido crucificado numa cruz em forma de X.

Características – cauteloso, persistente, autocontrolado, calmo, sério, perfeccionista e trabalhador.

Simão Pedro (Sagitário) – O mais importante dos 12 discípulos, “o apóstolo dos judeus” (Gl. 2.8) ficou conhecido como o “homem rocha”, Simeon (At. 15.14), que em aramaico significa “rocha”. Irmão de André, era pescador.

Características – o mais religioso de todos, dotado de muita vitalidade, idealista, expansivo, por vezes contraditório, vai de um extremo ao outro quando contrariado.

Judas Iscariotes (Escorpião) – a palavra aramaica iscariotes significa homem de Queriote. Ele se juntou aos demais discípulos nos primeiros dias (Mt 4.18-22) e era uma espécie de tesoureiro. Após a morte de Judas, os discípulos escolheram outro homem, Matias (At. 1.23) que significa “Dom de Deus”.

Características – introvertido, espírito de transformação espiritual, determinado, motivado, realizador, dotado de fortes sentimentos, mistério.

João (Libra) – Irmão de Tiago, filho de Salomé, tia de Jesus que assistiu à crucificação de Jesus (Mc. 15.40). Era chamado de “filho do trovão” (Mc. 15.40) por seu temperamento impulsivo. Foi o único que ficou ao pé da cruz. Jesus entregou sua mãe aos seus cuidados (Jô 19.26-27). Ele escreveu um dos evangelhos e cuidou de Maria até sua morte. Ao ser preso, foi levado a Roma e exilado na Ilha de Pátmos, vivendo até idade avançada.

Características – cooperador, harmonioso, amante da paz, sociável, imparcial, espírito de conciliação, defesa, justiça.

Tomé (Virgem) – Se juntou aos outros discípulos depois que Jesus foi crucificado (Jô 21 2-3). Tornou-se missionário na Índia.

Características – apurador de fatos, asseado, humano, gosto pela perfeição, prudência, meticulosidade e poder de observação.

Tiago (Leão) – Depois de Jesus ter convocado Pedro e André, o mestre o convocou quando consertava redes (Mc. 1.19). Na ocasião, ele estava com o irmão João (ambos responderam imediatamente ao chamado de Jesus). Tiago sempre estava com o irmão, por isso eram chamados de “filhos do trovão” (Mc 3-17). Foi executado em 44 D.C. Foi o primeiro missionário cristão na Espanha.

Características – liderança, dramaticidade, orgulho, criatividade, vitalidade, confiança, fé inquebrantável em si mesmo, líder nato.

Felipe (Câncer) – Estava em Betânia do outro lado do Jordão (Jô 1.28) quando Jesus o chamou. Estava presente no milagre da multiplicação dos pães. Teria pregado na França, sul da Rússia, Ásia menor e até na índia.

Características – simpatia, sensibilidade, boa memória, caráter emocional, introvertido, tranquilo.

Mateus (Gêmeos) – Coletor licenciado, conhecido como “publicano”. Um dia, Jesus ordenou a Mateus que “O seguisse” (Mt. 9.9). Sabia ler e escrever e de todos os Evangelhos, o de Mateus é o mais influente. É provável que tenha passado os últimos dias levando a palavra de Cristo, sendo martirizado em Nadabá em 60 D.C.

Características – curiosidade, adaptabilidade, espírito literário, perspicácia, comunicação aguçada, cerebral, anticonvencional.

Judas Tadeu (Touro) – Mateus e Marcos dão referência em Mt.10:3 e Mc 3.18, e Lucas dá referência como Judas, filho de Tiago Lc 6.16 e At. 1.13. Depois da crucificação, pregou na Mesopotâmia e depois teria sido martirizado, morto a pedradas.

Características – calmo, paciente, estável, digno de confiança, prático, artístico, obstinado, generoso, tímido.

Simão Cananeu /Zelote (Áries) – Zelote significa zeloso e cananeu em aramaico também significa zeloso. Não existe referência bíblica de quando ele se uniu aos outros apóstolos. Só existe o relato breve de que “se uniu ao mesmo tempo de André e Pedro, Thiago e João, Judas Iscariotes e Tadeu” (Mt. 4.18-22).

Características – rápido, intenso, não conhece a palavra medo. Luta para manter a integridade e segurança dos seus.